Qualificação

Nascida em Vila Velha/ES, é moradora do Ibes.

Graduada em Jornalismo pela UFES, Mestre em Gestão de Segurança Pública pelo Programa de Pós Graduação em História/PPGHIS-UFES, especialista em Gestão de Segurança Pública pela SENASP/MJ/UFES, especialista em Docência no Ensino Superior pela FAESA e especialista em Marketing pela UVV. É ativista militante e histórica apoiadora dos movimentos sociais.

Integrante do Partido dos Trabalhadores – PT, é atualmente a Secretária Institucional do PT de Vila Velha. Integrou a Executiva Estadual do PT-ES, em vários períodos, desde a juventude; fundou e coordenou o setorial estadual de Segurança Pública do PT-ES e fundou e integrou o setorial nacional de Segurança Pública do PT nacional por duas gestões.

Trabalhou como assessora de imprensa em diversos sindicatos de trabalhadores, pequenas empresas, órgãos públicos, mandatos de parlamentares e partido político. (Sindiferroviários, Sindieletricitários, Sindicato de Madeira e Lenha, Sinticel, Emcapa, CMVV, PMV, etc). Professora de História da Comunicação na Faesa, de Gestão de Pessoas e Gestão da Qualidade Total Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais (CFO) e de Sargentos (CFA) da Polícia Militar do ES.

Consultora na área de Segurança Pública para o Ministério da Justiça implantando os Gabinetes de Gestão Integrada Municipais e Estadual (GGIM’s e GGIE) no ES e Pronasci (programa de prevenção à violência juvenil); fundadora do Fórum Capixaba de Segurança Pública; fundadora do Setorial de Segurança Pública do PT nacional e do ES; membro da equipe de Programa de Governo – Segurança Pública dos governos Lula e Dilma; foi assessora técnica da secretaria de Segurança Urbana e da secretaria de Direitos Humanos da PMV; contribuiu com a organização nacional da Conferência Nacional de Segurança Pública do governo Lula e no ES; assessora voluntária da I Conferência Municipal da Juventude de Vila Velha e da criação do Conselho Municipal de Juventude de Vila Velha; assessorou a criação da Certificadora de Produtos orgânicos capixabas Chão Vivo; assessorou a Associação de Programas em Tecnologias Alternativas – APTA (agricultura familiar, orgânica, dentre outros).

#InesSimon